Frinape
Programação Eventos Shows
Mídia
Notícias
Imprensa
Contato

NOTÍCIA

Veja como serão as atividades nesta terça-feira

A Frinape 2018 segue nesta terça-feira, 13, com muitas atividades. Ainda pela manhã, inicia a 2ª Feira da Agrobiodiversidasde e o 6º Simpósio de Cooperativismo, que devem reunir mais de 800 pessoas. Às 14h, haverá Encontro Turismo e Cultura no Século XXI, na Casa Italiana Oficinas Culturais – Estação Paiol Grande; e na Fenagro acontece a Oficina: “Da Tosquia ao Produto Pronto” para escolas, também às 14. Na Cidade da Cultura tem Roda de Conversas Caminhos de Erechim: Praças, Parque Longines Molinowski e Rios, na Casa Israelita Vila Literária – Estação José Bonifácio, às 14h.

Na Cidade da Cultura, uma das principais atrações é a peça teatral “Um lugar de Fantasia”, com apresentações às 14h e 15h. Às 17h30min tem atividade com os Grazziotineiros abordando o tema Comércio e Indústria, na Casa Polonesa Mini Auditório – Estação Bota Amarela. Ainda haverá debate sobre o Castelinho, na Casa Polonesa Mini Auditório – Estação Bota Amarela; e Oficina Contação Ilustrada, na Casa Israelita Vila Literária – Estação José Bonifácio.

A partir das 19h30min, haverá o Encontro das Escolas de Dança, no Palco 1° andar – Palco Castelinho e um debate importante no Salão da Inovação, dentro do Trilhas das Inovação, com o tema Empreendedorismo no Esporte, no Palco central, com a participação de Rodrigo Caetano (Sport Club Internacional), Cladir Dariva (Clube Atlântico), Adilson Stankiewicz (Ypiranga Futebol Clube).

Nesta terça-feira, continua o Erechim Moda Show e o Festival Bota Amarela com Chiquito & Bordoneio e Banda Passarela no Palco Grandes Shows.

 

2ª Feira da Agrobiodiversidade e 6º Simpósio de Cooperativismo devem reunir mais de 800 pessoas

No dia 13 de novembro, na Frinape 2018, a Emater/RS-Ascar e o Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai promovem a 2ª Feira da Agrobiodiversidade e o 6º Simpósio de Cooperativismo. A expectativa dos organizadores é de que mais de 800 pessoas participem do evento que acontece no Salão da Inovaçao, no CTG Sentinela da Querência. A programação inicia às 8h30 para as inscrições. Às 9h, acontece mística de acolhida e, na sequência, abertura do evento.

A programação segue com posse da nova diretoria do Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, que reúne 30 cooperativas que com atuação na região do Alto Uruguai de distintos ramos do cooperativismo, dentre eles, agropecuário, crédito, saúde, infraestrutura, entre outros. O Núcleo visa aproximar as cooperativas através de ações para debater o cooperativismo, seus entreves e potencialidades. O tema escolhido para o simpósio desta edição é governança corporativa, sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos e demais partes interessadas.

O evento será marcado pelas palestras da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Ingrid Bergman Inschausti de Barros, que falará sobre Conservação da Biodiversidade e Utilização Sustentável dos Recursos disponíveis em Propriedades Rurais, e de Dieisson Pivotto, do Sescoop/RS, que abordará Governança Corporativa e Cooperativa.

A abertura oficial da 2ª Feira da Agrobiodiversidade acontece às 12h. Na feira, os agricultores vão expor e comercializar plantas medicinais, aromáticas e condimentares em vasos e também em sachês e sementes, além de esponjas e mudas. “O evento também visa qualificar a produção para autoconsumo com ênfase na segurança alimentar e proporcionar renda aos produtores”, observa a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Nádia da Rosa.

A ideia da realização de 2ª edição da feira é dar continuidade às ações da agrobiodiversidade na região do Alto Uruguai e que ela possa ter seguimento periodicamente. A primeira edição ocorreu em 2017, junto à 11ª Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas, sediada em Erechim.