Frinape
Programação Eventos Shows
Mídia
Notícias
Imprensa
Contato

NOTÍCIA

Show de Henrique & Juliano é neste sábado

Os anos iniciais da colonização na década de 1910 e o Centenário de emancipação do município de Erechim celebrado neste ano de 2018 estão sendo evidenciados na Frinape 2018. Os inúmeros atrativos de uma extensa programação em todas as áreas e o acesso franqueado ao público têm levado milhares de pessoas à Frinape 2018, no Parque da ACCIE. Além da agenda artística e cultural desenvolvida na Cidade da Cultura, os visitantes podem conhecer os Pavilhões 1, 2 e 2B da Indústria e Comércio, o Pavilhão da Agroindústria Familiar, a Fenagro, a Fenamate, o Salão da Inovação e os estandes externos, além de muita gastronomia nos restaurantes étnicos, na praça de alimentação e na área dos food trucks.

A Frinape 2018 é uma realização da ACCIE e Prefeitura de Erechim e tem entre seus patrocinadores ouro a Unimed Erechim e o Sicredi. São patrocinadores bronze: Aurora Alimentos, Andreeta, Banrisul, CooperAlfa, Inviolável, Unicred, URI Erechim.

Na Cidade da Cultura a programação tem encantado os visitantes. Na Roda de Conversa sobre os Caminhos de Erechim, os temas evidenciam a história local e regional. A vida social da sede do município na época do Café Grazziotin está sendo revivida graças à reprodução do concorrido espaço que marcou época e do vestuário, com destaque para o terno e gravata dos cavalheiros, os vestidos rodados da época, e as conversas em torno da política, futebol, música, cinema, sociedade e muitos outros assuntos.

Neste penúltimo dia da Frinape 2018 os portões serão abertos ao público a partir das 10 horas. No Palco Castelinho, na Cidade da Cultura, as atrações iniciam com a Orquestra Sinfônica de Estação, às 11h, seguida de Gabriel Soares Acústico, às 12h, e Country Rock Conections – Lucas Maleski, às 13h. À tarde, tem Oficina de Contação Ilustrada com Monika Papescu, na Casa Israelita – Vila Literária – SESC – Estação José Bonifácio. Haverá oficinas culturais e sobre história. Duets se apresenta, às 18h, no Palco Castelinho, e, em frente ao Polo de Cultura, os visitantes poderão apreciar o espetáculo Mira, do Grupo de Teatro de Pernas Pro Ar. Às 19h, haverá homenagem aos pioneiros, na Estação Bota Amarela e, às, 20h30min, Show Italo Gaucho Délcio Tavares, Auditório Polo Cultura – Palco Erechim. O sábado encerra com o show de Henrique & Juliano, às 21h30min, no Palco Grandes Shows.

180808---Frinape---Site---banner-show-1020x700---H&J

No palco dos grandes shows, às 15h, será reapresentado o Festival Infantil. Na Fenamate, às 19h, tem show de Os Gaudérios de Erechim.

No domingo, 18, dia de encerramento da Frinape 2018, o dia inicia às 10h, com apresentação da Escola Dançar e Sonhar, noAuditório Polo Cultura – Palco Erechim;;; às 11h em Lucas Castro – Acústico Pop Rock, no Palco 1º andar – Palco Castelinho; às

11h, Oficina de Contação Ilustrada com Monika Papescu, na Casa Israelita Vila Literária – SESC – Estação José Bonifácio; às 13h Gudãn Acústico – Patrick Bordemann, às 14h, O Choro nos 100 anos de Erechim com Gleison Wojciekowski Quinteto, no Palco Castelinho; às 14h, Oficina de Contação Ilustrada – Monika Papescu -Casa Israelita Vila Literária – SESC – Estação José Bonifácio. Haverá Happy Hour e homenagens na Casa Polonesa Mini Auditório – Estação Bota Amarela e, às 16h, o Espetáculo Mira, do Grupo de Teatro de Pernas Pro Ar, em frente ao Polo Cultura – Largo dos Ipês. O grande encerramento da Frinape será com show do grupo Os Monarcas, no Palco dos Grandes Shows, às 18h.

SALÃO DA INOVAÇÃO

O Salão da Inovação está instalado no CTG Sentinela da Querência e conta com a participação de unidades educacionais e entidades. Entre elas estão URI, Sesc, Sesi, Senac, Sebrae, Faculdade Ideau, Uergs, IFRS, UFFS, Colégio Marista Medianeira,

Incubadora Tecnológica, CDL Erechim, Sindivest, Unindústria, Sicredi e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, todas com intensa programação durante todos os horários, através de workshops e ações pontuais em seus estandes. Neste local são trabalhadas questões para geração de negócios entre empresas e capacitação profissional, assim como são fomentadas iniciativas empreendedoras e inovadoras.

Neste sábado, 17, tem um importante painel, a partir das 17h30m, com o tema Mulheres Empreendedoras: os desafios na construção de empreendimentos de sucesso.

Estarão participando Zenir Disarz (Zenir Disarz Oficial), Celize Gelain (Mundo Wine Acessórios), Vera Lúcia Farina (Móveis Campesatto FArina), Ketrin Bareta (Oficcina Pães Artesanais) Márcia Pili (Pili Equipamentos & Pili Hidráulicos) e a mediadora será a presidente da CDL Erechi, Arlei Cavaletti.

FENAGRO SEDIARÁ A EXPOSIÇÃO MORFOLÓGICA DE CAVALO CRIOULO

Na Fenagro, acontece a 8ª Exposição Morfológica de Cavalos Crioulos do Núcleo Alto Uruguai de Criadores de Cavalos Crioulos – NAUCCC -. O evento, iniciou dia 15 e se estende durante todo esse final de semana – 17 e 18 de novembro. A exposição morfológica é uma seleção integral do cavalo crioulo, onde se faz uma seleção genética que precede a avaliação funcional do cavalo. A Exposição será realizada junto à área da Fenagro.

No dia 17, sábado, às 9h, início da Exposição Morfológica e, às 16h, início da Premiação Morfológica. No domingo, dia 18, a partir das 10h, tem Prova de Castrados. O jurado será Marlus Arruda. Os premiados receberão troféus.

Ainda na Fenagro, haverá neste sábado, 17, desfile de ovinos, às 15h e, às 20h, palestra técnica sobre Ovinocultura, ás 19h.

MIRA EM FRENTE AO POLO DE CULTURA

Raro são os trabalhos de dramaturgia para bonecos gigantes, o grupo de Teatro de Pernas Pro Ar se aventurou a propor ao público um “olhar” aumentado, agigantado sobre nossas mais puras relações, é através das brincadeiras infantis, que este estranho mundo se revela “Mira, extraordinárias diferenças, sutis Igualdades”

Bonecos Gigantes, livremente inspirados nas obras do artista plástico Espanhol Joan Miró, representam estranhas formas de vida com capacidade de mostrar a realidade de forma simples e simbólica. Relações lúdicas, corriqueiras sugerem o desprendimento da aparência real dos bonecos , nos fazendo mergulhar na nossa própria identidade. Esta metáfora composta pela sutileza de contrastes de cada personagem, sugere as diferenças com leveza, cor, luz e poesia.

Mirar estas figuras em situações tão puras e cotidianas, embaladas por uma trilha sensível e empolgante nos aproxima, nos faz voltar a ser criança ou simplesmente nos traz um colorido a vida.