Frinape
Programação Eventos Shows
Mídia
Notícias
Imprensa
Contato

NOTÍCIA

Confira as atrações do dia 11!

Nesta quarta-feira, 11 de novembro, os visitantes da Frinape 2015 poderão assistir três shows imperdíveis: Buenas e M’espalho na Cidade da Cultura, às 20h30min, Kim Lírio e Santa Hellena no Palco Principal, às 22 horas e, às 19h, no Palco da Fenamate, Acústico Chiquito e Bordoneio. Durante todo o dia, as inúmeras atrações da Cidade da Cultura, da Fenamate e do Salão do Empreendedor continuam chamando a atenção dos visitantes.

Pela manhã, a partir das 9h até as 17h, no Auditório Cultural da Cidade da Cultura, no 2º andar do Polo de Cultura, acontece o Seminário de Marketing Digital e Vendas Online. Das 10h às 21h, segue o Desafio de Robótica, desta vez na modalidade Arduino, na Sala 3 da Arena Empreendedora, no Salão o Empreendedor.

 

BUENAS E M´ESPALHO

Quatro jovens talentos da música gaúcha:  Cristiano Quevedo, Shana Müller, Érlon Péricles e Ângelo Franco começaram juntos a apresentar um show regional, com um pé na tradição e outro no agora, transparecendo as influências musicais de seu tempo. O Show “Buenas e M´espalho” foi lançado em Porto Alegre em maio de 2007, após uma reportagem feito pelo jornalista e crítico musical Renato Mendonça, no jornal Zero Hora. A matéria, que deu origem ao nome do projeto, falava da experiência dos jovens artistas que chegam do interior para trabalhar na capital. Reunidos em uma república musical na então chamada “CASADEZ”, onde vários integrantes moravam e ensaiavam, surgiu a ideia de se fazer uma festa gaúcha em algum bar da Cidade Baixa, tradicional bairro boêmio-cultural de Porto Alegre. E assim começou o Buenas. Numa noite fria de Outono, no Abstratus Bar, surgiu o espetáculo que trazia a versatilidade musical e a personalidade dos jovens representantes da nova música regional do Sul. Alguns meses depois, já estavam fazendo shows em várias cidades do interior do estado, gravando importantes programas de rádio e TV, e marcando presença em importantes eventos musicais do Sul, como a participação na canção Céu Na Terra Pelo Rio, vencedora da Califórnia da Canção em Uruguaiana e também a canção Prosa dos Lenços, vencedora do Carijo da Canção de Palmeira das Missões. Por aproximadamente 6 meses, tiveram um programa na Rádio Rural, emissora do Grupo RBS, onde semanalmente faziam uma mesa redonda para discussões musicais e culturais, recebiam convidados e divulgavam o Movimento da Música Regional Gaúcha.

Em 2008 registram no CD Buenas e M’espalho – A Bombacha Da Modernidade o repertório deste show, em uma parceria com a Master Discos, de Santa Maria. Em 2009 o CD recebeu a premiação de Melhor CD Regional no Prêmio Açorianos de Música, e também o Prêmio de Melhor Instrumentista Na Categoria Regional para Felipe Alvares, o contrabaixista do projeto, além das indicações de Melhor Intérprete para Shana e Cristiano, Compositor para Érlon e ainda de instrumentista também para Paulinho Goulart.

Em 2011chegou o disco #Buenas_2, no repertório, podem-se destacar, composições autorais, além da regravação de clássicos gaúchos e latino-americanos, a exemplo de Pilchas (de Luiz Coronel e Airton Pimentel) e Brasiliana (de Talo Pereira e Robson Barenho).

O nome do disco, #Buenas_2, foi a maneira encontrada pelos quatro artistas para ligar a arte regional a linguagem dos novos tempos, uma vez que desde o seu princípio o Projeto busca a comunicação da juventude da cidade com as temáticas da música nativa. Nesse caso, uma clara referência a linguagem das novas plataformas de comunicação como o Twitter. Este trabalho também recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Disco Regional do ano de 2011.

Os artistas identificam-se por buscar na música nativista a manifestação mais próxima entre a tradição e a linguagem de sua geração, sobretudo na disposição em reafirmar cada vez mais o gosto pelo regional na juventude.

Buenas-e-M'espalho

Kim Lírio e Santa Hellena

No palco do The Voice Brasil, Kim Lírio conquistou os telespectadores com sua voz e suas performances, mas fora do reality show ele trabalha com um quarteto que, mais do que músicos, são grandes amigos do cantor. Ao lado de Kim, Flávio de Paula (baixista), Luciano de Freitas (baterista), Marcos Azevedo (guitarrista e backing vocal) e Lucas de Freitas (guitarrista) formam a banda Kim & Santa Hellena, criada há seis meses, em Porto Alegre (confira o teaser da banda no vídeo ao lado).

jean5892

O fato curioso é que todos os membros já possuíam ligações anteriores à formação da banda. Flávio, que tocava com Luciano, era uma referência no baixo para o participante do The Voice Brasil, que teve a chance de lhe conhecer pessoalmente aos 15 anos. Marcos foi apelidado de Aze por Kim quando os dois passaram a tocar juntos em uma antiga banda. O mais novo do grupo, Lucas, chegou após acompanhar o trabalho do seu irmão, Luciano.

Para os músicos, a Kim & Santa Hellena não pode ser rotulada. Eles explicam que buscam transformar seus sentimentos em pop rock, tendo como tema principal os problemas enfrentados pelas pessoas em todo o mundo. Em tom de desabafo, eles procuram transmitir mensagens para os fãs.