Frinape
Programação Eventos Shows
Mídia
Notícias
Imprensa
Contato

NOTÍCIA

Accie reúne dirigentes de Associações Comerciais da região com a Federasul

A Frinape 2015 foi sede, na tarde desta sexta-feira, 13, de uma reunião de presidentes de Associações Comerciais da Região com a Federasul, que esteve representada pela vice-presidente de Integração, Simone Diefenthaeler Leite, pelo vice-presidente  do Conselho Superior, Paulo Fritzen, e pelo Diretor da Regional Sul, Rodrigo Souza Costa. Presentes o presidente da ACCIAS de Getúlio Vargas, Luiz Carlos da Silva; o presidente da ACCIG de Gaurama, Claudino Pomagerski; e o representante da Associação Comercial de Entre Rios do Sul, Leunir Remus. O evento foi coordenado pelo presidente da ACCIE, Claudionor José Mores. Presentes também diversos empresários de Erechim, prefeitos da Região, presidente da Câmara de Vereadores de Erechim Fernando Barp, secretários municipais e imprensa.

O encontro com a Federasul foi precedido de uma palestra do presidente da Camara Binacional de Comercio e Integración Perú Brasil, Miguel Vega Alvear, que falou sobre as oportunidades de negócios entre Peru e Brasil. Ele foi apresentado pelo Diretor do Consórcio Brasileiro de Consultores, Tirone Lemos Michelin, que explicou que o objetivo era fazer uma explanação para que os empresários presentes vislumbrassem oportunidades de negócios com o Peru.

Em sua manifestação, Miguel Vega Alvear falou sobre o planejamento estratégico do Peru com relação à logística com outros países, ou seja, as rotas para o Pacífico por ar, terra, trem e rodovias. Segundo ele, há muitas coisas que interessam ao País, que tem um grande potencial de consumo, além de mão de obra jovem. Coforme explicou, há uma diversificação agrícola, há mercado para ônibus, carrocerias, carnes, balas e chocolates e, como está expandindo o número de escolas, também classes escolares, vislumbrando o que cada empresário erechinense presente no encontro produz.

federasul1

Segundo Miguel, Erechim já faz negócios com o Peru, mas há a necessidade de formalização de acordos, promovendo a integração dos países através de alianças internacionais para facilitar o processo e reduzir impostos.

Em seguida, a vice-presidente da Federasul, Simone Leite, falou sobre a crise e a burocracia existente no país, além da alta carga tributária. Ela defendeu que os empresários não podem ficar assistindo a elevação dos impostos, como aconteceu recentemente no Estado, sem fazer nada. E perguntou: “quem fez pressão junto ao seu deputado para isso não ocorrer? Nós não podemos apenas lamentar, temos que fazer parte”, afirmou.

Segundo ela, 2016 será mais um ano difícil, porém ressaltou que “temos que estar integrados e buscar alternativas e soluções conjuntas.”, destacou. Finalizando, Simone Leite parabenizou o presidente da ACCIE, Claudionor Mores, pela realização da Frinape 2015, destacando ser esta uma das maiores feiras do Estado.